OUTRAS VIAGENS

CONTATO: flaviomcas@gmail.com


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DE PRESIDENTE PRUDENTE À RUTA JESUÍTICA (Paraguai) - 876 km rodados no dia

Segundo dia - 7 de janeiro de 2012 - Total da viagem: 1907 km, sendo 241 km no Paraguai.
a) Sai às 5:30 da matina de Presidente Prudente. Eu queria aproveitar as primeiras horas do dia para fugir um pouco do calor insuportável que anda fazendo por essas bandas. Para se ter uma idéia, ontem à noite, por volta das 20 h, estava 30 graus. Fui dormir 21h30 com o ar condicionado no máximo e acabei acordando cedo demais.
b) Resolvi estrear nesta viagem um casaco de cordura que havia comprado no Motocapital. Tava lá guardado ainda com a etiqueta do fabricante. Trata-se do Revolt 7.0, que foi desenhado para enfrentar temperaturas entre 4 negativos a 25 positivos, sem desconforto ao usuário. Quanto às temperaturas negativas, tudo bem, acho que será excelente, mas tornou-se um problemão utilizá-lo em temperaturas acima de 30º de praticamente toda a viagem. Foi um erro estratégico da minha parte ter optado por este casaco. O pior é que ele é trombolhudo e pesado, e não cabe em nenhum dos baús da moto.
c) Cheguei em Foz do Iguaçu às 11h50  a tempo de pegar o escritório da Magna Seguros aberto (no Posto Gasparin). Eu já havia contratado o seguro Carta Verde (próprio para o Mercosul) por email e ele estava lá me esperando. Como ainda era muito cedo, fiz um lanche reforçado no próprio restaurante do posto e resolvi atravessar a fronteira.
d) Quando cheguei na aduana paraguaia a moto marcava exatos 1666 km rodados desde Brasília. Se eu fosse supersticioso, ficaria meio pé atrás com o tal "666". Por via das dúvidas, resolvi procurar um hotel bem pertinho de uma cidade chamada "Jesus", aqui no Paraguai (onde tem uma missão jesuíta que vou visitar amanhã). Isso se chama em Portugal de "lei da compensação" (ui).
e) No Paraguai a temperatura ficou entre 35 e 40 graus por toda a tarde de hoje. Desde que entrei no país estou andando pianinho porque sei que a polícia daqui não precisa de motivos para atacar. Não adiantou andar devagar porque ultrapassei um caminhão que estava a menos de 40 km/h passando por cima de uma faixa contínua. Fui multado! Tive que pagar 318 mil guaranis (cerca de 75 dólares) no próprio posto policial. Pelo menos, não fui achacado, e levei a multa porque estava errado mesmo.
Amanhã vou conhecer as missões de Trinidad e Jesus de Tavarangué. Resolvi tirar a de San Cosme e San Damian do roteiro, porque é muito contramão chegar lá.
 (divisa de SP/PR)
 (coisa irritante! No Paraná moto paga pedágio, e foram 5)
 (entrada de Maringá, onde meu filho Renato nasceu por um acaso do destino)
 (no Paraguai na rodovia RN 6)
 (hotel na Ruta Jesuíta, no Paraguai)
(multa paraguaia)

8 comentários:

  1. Como sempre uma narrativa fantástica e emoldurada por belas fotos. Dá água na boca Flávio. Estarei na sua garupa.

    Abraços

    Evanio Machado

    ResponderExcluir
  2. Grande Flávio, realmente é bom demais pegar uma estrada e pilotar sem pensar em nada. Aproveite bastante e não caia na tentação de acelerar essa nave V-STROM 1000.
    Grande abraço e estamos aqui junto contigo.

    Zael. ABNEGADOS-BRASIL

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Flavio, curta bastante todos os momentos, boa viagem!

    ResponderExcluir
  4. Farofa 666... É o capeta na estrada! kkk - Mas, uma alma de bem no coração... É isso mesmo, Irmão, esses números são apenas mais Kms de experiencia estradeira, que só trazem orgulho para o nosso Águia Solitária, como para todos nós, seus amigos e companheiros virtuais aqui no blog. Pena pelo problema da multa, eu sei bem o que é isso - rss - Quanto ao casaco, quando o calor estiver muito, da uma molhada na camisa quando parar na "estacion de servicio". Até mais então e, "atencion en la Ruta"!!!
    Ia esquecendo: Que papo é esse de "Evânio na sua garupa!!?? kkk - Sei não... Esses "amigos" antigos... Sempre tão ui-nidos...rsss

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8.1.12

    Oi, Fal...só agora vi que você mandou e-mails...como você resolveu viajar de última hora, não sabia que você iria postar no blog...que bom que esteja tudo bem...contratempos pequenos e viagem boa...aproveite...fique só mas muito bem acompanhado de você mesmo...de vez em quando é muito bom e às vezes necessário...se cuida...dirija com bastante atenção...e curta muito...beijo...Rosane

    ResponderExcluir
  6. Amigo Flávio, só agora abri os e-mail e pude começar a acompanhar o blog, quero só te desejar uma boa viagem e estou no seu rastro por aqui e no futuro refazendo sua viagem.
    Abraço
    Gilson

    ResponderExcluir
  7. heheheh 666, poderia ser 555, 444, ou mesmo seila 111

    abs e boa sorte

    BF1.

    ResponderExcluir
  8. Buscar e viver com a motocicleta é uma questão de escolha.

    ResponderExcluir